|

Não Matarás!

Para os cristãos, um pedido divino... Para os incrédulos, palavras de ordem.... Para as crianças, um favor... Para os desfavorecidos, uma realidade... Antes mesmo de ser um mandamento do criador, trata-se de uma lei natural onde todo ser vivo, seja humano ou animal possua o direito de viver! Será essa a vivência de nossa sociedade?
Joselito é o novo colunista de LivreNoticias.Com
O Senhor, que proclama “bem-aventurados os obreiros da paz” (Mt 5, 9), pede a paz do coração e denuncia a imoralidade da ira, que é desejo de vingança pelo mal recebido, e do ódio, que leva a desejar o mal ao próximo. A paz em Valença, a qual é exigida para o respeito e desenvolvimento da vida humana, não é a simples ausência de guerra ou equilíbrio entre forças em contraste, mas é “a tranqüilidade da ordem” (Stº Agostinho), “fruto da justiça” (Is 32,17) e efeito da caridade. A paz terrena é imagem e fruto da paz de Cristo. Para haver paz em Valença é necessária a distribuição eqüitativa e a tutela dos bens das pessoas, a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito da dignidade das pessoas, principalmente neste tempo forte eleitoral, a assídua prática da justiça e da fraternidade.
Em tempos onde a vida animal, seja das tartarugas, dos cães, dos gatos, das baleias, das aves, das vegetações e outros patrimônios naturais são tão respeitados e valorizados por ong’s e associações que defendem essas causas, através de tombamentos e leis voltadas para as suas conservações e preservações, parece que a vida humana está carente de atenção. É louvável defender a natureza, mas não nos esquecendo do ser pensante e transformador social: o homem.
Valença recebeu uma grande visita ilustre, nestes últimos dias, onde poucos puderam de fato, render-se ao seu amor, entregar-se em seus braços. A veneranda imagem do Sr. Bom Jesus dos Navegantes que visitou nosso município em virtude dos festejos de São Pedro. O Amado Senhor Jesus é bom, pois passou por este mundo fazendo o bem e nos mostrando como caminhar entre os desafios e pedras de tropeço cotidianas. Ele sempre está solidário conosco, principalmente com nossas cruzes. Chegou para que através do nosso olhar e da nossa contemplação, pudéssemos encontrar o conforto, a resignação e a esperança para esses dias tão difíceis que nos abalam de todos os lados. Na imagem, percebemos que as suas mãos estão pregadas, mãos que as crianças abençoaram e pães multiplicaram... Olhando para seus pés, relembramos vossas incansáveis caminhadas, servido ao povo de Deus. Na imagem os olhos estão fechados, provavelmente já entregou o seu espírito ao Pai, mas sabemos perfeitamente que Ele está de olhos abertos lá do céu e na pessoa de nossos irmãos e irmãs, olhando para cada um de nós, nossas necessidades, anseios e desejos. O carinhoso gesto de chama-lo Bom Jesus dos Navegantes, é nos recordando que nos mares desta vida passageira, somos todos navegantes e que podemos permitir que o Senhor tome a direção de nossa caminhada, não apenas nas tempestades, mas em todos os instantes de nossa existência.
Não matarás! Ele pede para os nossos administradores públicos, que zelem dos mais pobres e dos que vivem com fadigas e privações. Não matarás! Consiste no grito dos pais de família que vêem seus filhos ou familiares escravos das drogas e de outras corrupções. Não matarás! Corresponde na urgência de reconsiderarmos a nossa história, defendendo os nossos patrimônios históricos, para que as futuras gerações possam usufruir e compreender a nossa autêntica tradição e cultura. Não matarás! Nossos jovens clamam por uma eficaz educação, pautada no exercício da cidadania e na formação intelectual e crítica juvenil. Não matarás! Não matarás! Não matarás! Então, viverás!
 “Em sua mão está à alma de todo ser vivo, o espírito de toda carne mortal” (Jó 12,10). Em suma, toda a vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada, porque a pessoa foi querida por si mesma e criada à imagem e semelhança do Deus Vivo e Santo.


*Prof. Esp. Joselito dos Santos Cardim – Presidente do Apostolado da Oração da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Valença

Postado por JORNAL LIVRE - ABSOLUTAMENTE NOTÍCIA às 23:08. Os comentários serão revisados antes de serem publicados.

0 comentários for "Não Matarás!"

Faça seu comentário

Comentários Recentes