A Lapa do Bom Jesus
Há mais de 321 anos, cravado no coração do sertão baiano, as margens do rio São Francisco, está o Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa, a igreja de pedra e de luz, cravada nas rochas de uma gruta que atraí milhares de peregrinos de todos os cantos e recantos do Brasil e do mundo. Eleito recentemente por uma pesquisa como a 1ª maravilha natural do país.
Conhecida como a “capital baiana da fé”, a cidade de Bom Jesus da Lapa nestes dias torna-se o grande e principal altar do Estado da Bahia. Trata-se de um grande evento religioso denominado de romaria, onde em busca da oração, os fiéis saem de suas cidades, roças e povoados para um lugar considerado sagrado, repetindo o que os primeiros cristãos faziam, indo a Roma visitar o túmulo dos apóstolos, por isso a origem da palavra Romaria – ir a Roma. São dias inesquecíveis e de abundantes graças, por meio de orações individuais e em grupos, participação em celebrações, caminhadas e porque não um lazer, dando voltas pelas ruas, praças e pontos turísticos, sem contar a distração no comércio local, com a presença de vários vendedores ambulantes que vendem de tudo com qualidade e em preços que valem à pena apreciar.
O que é que finalmente o povo de Deus vai fazer na Lapa? Vai renovar a sua fé e o seu compromisso de cristão, fazendo a experiência de ser não apenas um turista ou peregrino, “mais um na multidão”, mas mergulhar-se nas profundezas do mistério de Deus, sendo novas criaturas, para um mundo novo. Só de Valença, são mais de 350 pessoas seja de ônibus ou nos caminhões conhecidos por pau-de-arara.
Joselito em Bom Jesus da Lapa |
Você é convidado a fazer também a sua romaria espiritual, através desta prece: Senhor Bom Jesus da Lapa, reconheço quem sois Vós e quem sou eu. Vós sois o Filho de Deus vivo, nascido numa gruta vivestes na pobreza, amastes os pecadores, morrestes numa cruz para salvar a minha alma. Vós sois o Redentor do mundo; o Senhor é o Juiz dos vivos e dos mortos. Reconheço Senhor, que pequei contra vós, Vos ofendi; sou eu o carrasco da vossa paixão. Confesso que meus pecados me tornam indigno de me chamar filho de Deus-Pai. Mas, Vós, Senhor Bom Jesus, derramastes vosso sangue me lavais das minhas culpas e me limpais pelos méritos da vossa sagrada paixão. Aceitai, pois, Senhor Bom Jesus a minha alma pecadora que se entrega a vossa misericórdia. Vós sois o Pai dos pobres, o Salvador dos delinqüentes, Vós sois a misericórdia para todos, que procuram o vosso perdão. Confio, pois, Senhor Bom Jesus; que direis a minha alma: os teus pecados te são perdoados! Vai em pazI Espero , portanto, a vossa amizade, Senhor. Faze de mim um filho de Deus. Espero a salvação de minha alma. Espero também, se Deus quiser, a saúde de meu corpo, alívio nas minhas tristezas, solução nas dificuldades de vida. Vós sabeis, consolar as tristezas, curar os doentes, expulsar os espíritos maus; porque convosco, Senhor, está todo poder no céu e na terra. Senhor Bom Jesus da Lapa, quanto amastes os filhos da terra, ensinastes aos infelizes a ventura inestimável, que somos filhos do Altíssimo. E quanto custou à vossa caridade fazer-nos filhos do Pai, herdeiros do céu? Os imensos padecimentos da vossa dolorosa paixão! O Coração aberto, as chagas dos pés e mãos, os olhos vendados por sangue, espinhos, açoites, feridas inspiram amor. O Sangue precioso divino pagou nossas culpas. Amor, Bom Jesus, com amor se paga. Eis meu pobre amor. Consagro-vos a minha indigna pessoa, os meus sofrimentos e o pouco que pratiquei de bem. Pertenço-vos, Senhor, sou vosso! Eu vos amo sobre todas as coisas, mais que minha saúde, mais que todos os bens. Senhor, aceito, portanto tudo que quiserdes dispor: atender a meus pedidos ou provar a minha firmeza na fé. Sou vosso! Amo-vos na vida e na morte! Assim seja! Amém!