Em nome de Jesus
“Com Cristo, por Cristo e em Cristo...” Corresponde no nosso grande ofertório a Deus Pai pela remissão de nossos pecados e os do mundo inteiro. Segundo São Paulo Apóstolo, o Divino Pai Eterno exaltou o seu Filho sobremaneira e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, e elevado acima de outro nome. Trata-se, portanto de palavras das primeiras comunidades cristãs que agradecidas ao Altíssimo, adoram a Nosso Senhor Jesus Cristo, que se abaixou e veio a este mundo ao encontro dos pobres.
Em nome de Jesus, milagres foram e continuam a realizar-se pelo mundo afora, são leprosos, cegos, paralíticos, surdos, mudos, mais o maior milagre promovido em nome deste nome tão excelso e sublime com certeza é o milagre do amor. Quem proclama algo em nome de Jesus, está proclamando em nome do amor, como nos diz o Pe. Zezinho em sua popular canção: estou pensando em Deus, estou pensando no amor. Pelo nome de Jesus, muitos deram suas vidas, renunciaram aos prazeres e as imposições deste mundo para abraçar o verbo que se fez carne e armou a sua tenda entre nós Jo, 1.14. A exemplo dos santos e mártires que foram presos, humilhados, mortos, decapitados, mas todos conscientes sabiam em quem eles depositavam a sua confiança, todos nós somos convidados a testemunhar pelo poder do nome de Jesus, a renuncia ao mal, as trevas que nos cercam e de forma geral, a esta cultura anti-cristã que tenta de diversas maneiras a cada dia estabelecer-se em nosso meio.
Diante do que presenciamos em nossa sociedade, ódio, inveja, orgulho, corrupção, exploração, injustiça, crianças abandonadas, jovens desorientados, camponeses sem terra, trabalhadores mal remunerados, pais de família desempregados, idosos lançados à margem da vida social, excesso de pornografia e outras coisas mais, prova-se que o nosso mundo continua indiferente ao amor que não é amado, ao nome admirável, invocado nos quatro cantos da cidade e que muitas vezes é exaltado apenas com os lábios e não com o coração sincero e confiante. Em nome de Jesus, tudo se transforma quando se tem uma veracidade na fé.
Meditemos, pois, as palavras da Bem-Aventurada Madre Tereza de Calcutá e façamos uma reflexão sobre a profundidade bíblica e teológica que nos é apresentada: O dia mais belo – Hoje. A coisa mais fácil – Errar. O maior obstáculo – O medo. O maior erro – O abandono. A raiz de todos os males – O egoísmo. A distração mais bela – O trabalho. A pior derrota – O desânimo. Os melhores professores – As crianças. A primeira necessidade – Comunicar-se. O que lhe faz mais feliz – Ser útil aos demais. O pior defeito – O mau humor. A pessoa mais perigosa – A mentirosa. O sentimento pior – O rancor. O presente mais bonito – O perdão. O mais imprescindível – O lar. A rota mais rápida – O caminho certo. A sensação mais agradável – A paz interior. A maior proteção afetiva – O sorriso. O maior remédio – O otimismo. A maior satisfação – O dever cumprido. A força mais potente deste mundo – A fé. As pessoas mais necessárias – Os pais. A mais bela de todas as coisas – A amor.
Creio que a luz de Cristo brilhará suave em sua face! Que uma chuva de graças cairá de mansinho em sua vida! E que sua alegria seja tão brilhante quanto à manhã, e as sombras das tristezas e amarguras desapareçam na luz do amor, em nome de Jesus – Nosso Senhor!