|

Ressuscitai o respeito!


Por Joselito Santos Cardim

Parece que caiu de moda, ou as pessoas sabem de sua existência e querem renegar-lhe! Em pleno período eleitoral, infelizmente devido às paixões por seus candidatos aos cargos políticos públicos, muitos estão renunciando a esta palavra de apenas oito letras, mas grandiosa por manifestar a predominância da tolerância mútua.
Não estamos mais na Pré-História ou na Antiguidade Clássica, para indivíduos se comportarem talvez como seres tribais e agressivos, pelo fato do outro não concordar com seus ideais e outros tipos de opiniões. Lamentavelmente, famílias estão se dividindo e entrando na festa da discórdia em nome de ideologias, práticas e sistemas políticos.... Lamentavelmente, jovens estão perdendo a esperança de um futuro diferente, ficando reféns das drogas, da criminalidade e da cultura da morte que cada vez mais avança diante de nossos olhos. Lamentavelmente, muitos daqueles que deveriam nos representar nos poderes públicos com toda honestidade, integridade moral e visão de mudança, se renderam à corrupção e aos escândalos que estamos testemunhando pelos diversos meios de comunicação. Lamentavelmente, até o nome de Deus, o nosso criador, é usado indevidamente por alguns, para satisfazer as vontades e os caprichos de pessoas que querem se promover e alcançar seus objetivos passando por cima de tudo e de todos. Até onde vamos parar? Não podemos ficar apenas nos lamentando, mas tendo atitudes e gestos concretos de combate a toda esta falta de respeito com o próximo.
A crise generalizada social da falta de respeito, também predomina com a relação do homem com a natureza, as maiores provas são os desmatamentos, as queimadas, os excessos de lixos e ausência de sustentabilidade de nossos patrimônios sejam naturais, históricos ou socioculturais. Várias crianças recém-nascidas continuam a ser abandonadas por seus pais ou são assassinadas por meio do aborto, uma deplorável falta de respeito com a vida inocente e indefesa!
Se todos os que sonham com um mundo melhor, vivenciassem o respeito, o mundo melhor já seria uma realidade. Todos nós somos seres políticos, feitos a imagem e semelhança de Deus, portanto, quando brigamos com o outro e o apontamos na sociedade, julgando-o e condenando-o por seus atos, corremos seriamente o perigo de ferir não apenas a dignidade de um ser humano, mas de assumirmos o papel protagonista de “falsos deuses” ou “santos do pau oco” em levantar os erros do semelhante, enquanto nós também, como pessoas, somos pecadores, frágeis e vulneráveis. O Estado Brasileiro é laico, mas o povo é religioso! Nesta certeza, recordemos: qual foi o comportamento de Nosso Senhor Jesus Cristo diante da prostituta? Diante do povo que pedia a sua morte? Diante dos soldados que o zombavam e crucificaram? O comportamento do perdão! Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra! Meditemos esta lição do Divino Mestre.
Neste tempo, onde mãos com diversas bandeiras, cores e tipos são levantadas, melodias e canções são entoadas nos quatro cantos de nossas ruas, os olhos brilham e os corações parecem bater mais fortes pela utopia da possível alteração de nossas cruéis realidades, um aprimoramento na saúde, mais segurança, esporte, lazer e educação. Ergamos também o nosso grito para que de forma saudável, haja a consolidação do respeito e da liberdade de expressão, elementos de uma verdadeira cidadania pautada numa civilização democrática.

Postado por JORNAL LIVRE - ABSOLUTAMENTE NOTÍCIA às 23:34. Os comentários serão revisados antes de serem publicados.

0 comentários for "Ressuscitai o respeito!"

Faça seu comentário

Comentários Recentes