Cidades baianas já tem prefeitos mesmo antes de eleições
Eleitores de três municípios baianos já sabem quem serão os prefeitos de suas cidades, ao menos que todos os cidadãos anulem seus votos. É que as cidades de Ibipeba, Lafaiete Coutinho e América Dourada só possuem um candidato a prefeito, e para vencer, basta um voto válido.
Em Ibipeba, cidade com cerca de 17 mil habitantes, o candidato a prefeito Israel Chaves, do Partido Progressista (PP), concorre à vaga pela segunda vez. Em 2008, ele perdeu a eleição para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza.
O candidato Zenildo Brandão (PP) é o atual prefeito de Lafaiete Coutinho, município com cerca de 4 mil habitantes e deverá ser reeleito por falta de concorrente. Na cidade de América Dourada, com 16 mil habitantes, o atual vice-prefeito Joelson Cardoso do Rosário (PT) é o único concorrente.
Esse tipo de eleição é considerada normal pela Justiça Eleitoral. No caso das cidades com mais 200 mil eleitores, para o candidato ser eleito, ele precisa somar 50% dos votos válidos mais um. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, vence o candidato que receber o maior número de votos válidos.